Limpeza e cuidados simples para evitar uma infestação de ratos

Os especialistas em controle de pragas explicam que os ratos e insetos aparecem em lugares que facilitam a permanência deles. Assim como a luta diária contra o Aedes aegypti, o combate às infestações de insetos e ratos exige vigilância constante e muita limpeza.

Os ratos procuram lugares onde eles parecem ser bem-vindos. Tudo o que precisam é de abrigo, alimento e água. Os três mencionados pelos especialistas, também favorecem o aparecimento de insetos como moscas, baratas e aranhas.

Nos condomínios, a briga contra o surgimento dessas pragas depende do envolvimento de todos os moradores, não apenas da ação dos síndicos. A limpeza geral, ambientes secos e ventilados, lixo acondicionado de forma correta, são algumas das providências a serem tomadas pelos moradores.

Nesta época do ano e até pouco antes do começo do inverno, aumenta a população de insetos e ratos. O aumento de lixo nas ruas e resíduos de alimentos se transforma em banquetes para formigas, aranhas, baratas e ratos, algumas das chamadas pragas urbanas.

 

Ambiente

Segundo o consultor técnico da DD Fog, Antônio Borba, os ratos precisam de uma combinação de lixo, água e abrigo.

Na natureza eles fazem tocas, mas em ambientes urbanos, se aproveitam de montes de entulho e lixo acumulado que possam fornecer comida e um local para se proteger de predadores.

Alguns hábitos precisam ser mudados, sobretudo em condomínios horizontais e casas. Um deles é o cuidado com o lixo. Não adianta manter o material orgânico acondicionado em sacos plásticos no chão porque os insetos e ratos podem rasgá-lo.

Outra dica do especialista é que nem todo o sistema de lixeira suspensa é eficiente. É necessário instalar uma armadilha contra o rato, a rateira.

 

Prevenção

Muita gente não sabe, mas não se deve deixar ração de cães e gatos exposta a noite toda. O rato vem comer e aprende a voltar todos os dias, alerta Antônio. A presença dos ratos também traz risco de outras doenças, algumas delas, fatais.

A melhor forma de prevenir a infestação de ratos é manter o condomínio limpo e livre de lixo e entulhos. Quando isso não é possível, há profissionais especializados no controle e extermínio da praga.

A empresa vai até o local e extermina os ratos. Depois disso, demora até que um novo bando encontre o local e passe a habitá-lo, explica o consultor técnico da DD Tudo, Eslauco César Dvoranen.

Ele lembra que os produtos químicos não causam danos a saúde e ao contratar a empresa, o cliente deve verificar se ela é certificada.

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento ainda hoje!